Projetos Executados

Engenheiros do Futuro

3-palestra

Projeto de cunho motivacional e educacional realizado por meio de palestras dinâmicas em parceria com projetos especiais da UNIFEI. A intensão era apresentar aplicações da engenharia para alunos do ensino médio e básico, e despertar neles o interesse por essa área. O projeto foi realizado na Escola Municipal Santo Agostinho e na Escola Estadual Major Pereira, em parceria com a equipe de robótica Uairrior da UNIFEI.

Quintal Verde

5-preparo-do-terreno

O projeto Quintal Verde ocorreu em duas etapas. Na primeira o núcleo implantou uma horta na Escola Estadual Silvério Sanches, juntamente com alunos e professores da instituição. O objetivo era transmitir às pessoas envolvidas conhecimentos sobre o plantio, cultivo e colheita de verduras e legumes, além de garantir uma produção de vegetais para a escola.

Na segunda parte do projeto foram realizadas palestras de educação ambiental, meio ambiente e cidadania para os alunos do 1º ao 9º ano da instituição.

Minicisterna Urbana

7-construcao-da-minicisterna

Foi implantada uma minicisterna ecológica nas mediações da Escola Estadual Silvério Sanches, dando continuidade ao projeto Quintal Verde, como maneira de evitar gastos relacionados à manutenção da horta instalada. A minicisterna urbana foi elaborada por Edson Urbano, criador do site “Sempre Sustentável”. Esse projeto foi executado durante o Bota Pra Fazer UNIFEI 2013, uma competição de empreendedorismo social organizada pelo Centro de Empreendedorismo da UNIFEI.

Energia Sem Fronteiras

Em parceria com o PET Elétrica, o ESF Núcleo Itajubá realizou visitas técnicas para a confecção da Planta base para o posterior redimensionamento elétrico e adequação as normas da Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) Vigentes do Asilo Lar da Providência de Itajubá.

Arrecadação de Leite

Ação de cunho social que visou a implantação da semana de doação de leite Longa Vida. A ação arrecadou aproximadamente 300 litros de leite, contou com dois pontos de distribuição nas mediações da UNIFEI. Toda a quantidade arrecadada foi entregue ao Lar Infantil Primeiro Passo de Itajubá.

Melhorias na infraestrutura do CAIDI

9-membros-esf-nucleo-itajuba

Após uma visita técnica ao Centro de Apoio e Integração do Deficiente Físico de Itajubá – CAIDI, a equipe de projetos do núcleo fez o levantamento de algumas melhorias que poderiam ser realizadas pelos membros do ESF – Núcleo Itajubá no local.

Por meio do levantamento realizado, pontos de acessibilidade receberam melhorias com a implantação de fitas antiderrapantes na entrada principal, e início das reformas para a rampa de acesso secundário, respeitando as conformidades da Norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR 9050 – Acessibilidade e edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Foram realizados reparos e melhorias nos setores de iluminação do Centro, lâmpadas fluorescentes obtiveram novos reatores, e o palco de apresentações recebeu novos spots de Luz. O núcleo também ajudou na organização da biblioteca do CAIDI, catalogando aproximadamente 180 volumes de aproximadamente 22 publicações em braile.

Esse projeto foi executado durante o Bota Pra Fazer UNIFEI 2014, uma competição de empreendedorismo social organizada pelo Centro de Empreendedorismo da UNIFEI.

Participação na Ação Social

O evento aconteceu na Escola de Educação Básica e Profissional Prof.ª Maria Antonieta – Fundação Bradesco de Itajubá, onde foram desenvolvidas atividades gratuitas envolvendo educação, saúde, esporte e lazer para a comunidade em torno da escola. No evento o núcleo apresentou e explicou o funcionamento de dois projetos: Minicisterna Urbana do Edson Urbano e o Forro Vida Longa elaborado pelo engenheiro Luis Otto Faber Schmutzer. Para a exposição dos projetos construímos uma minicisterna e uma placa de isolamento térmico. Também ocorreu a divulgação do ESF – Núcleo Itajubá e a captação de novos projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *