História do Núcleo

cropped-1374927_529343823821076_1341195368_n.jpg

O Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Itajubá foi fundado em 2012, fruto de uma iniciativa conjunta entre alunos das engenharias Civil e de  Produção da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), para mudar a realidade de comunidades frágeis do município e região.

A gestão fundadora do núcleo contou com os alunos: Pedro Luengo (Diretor Geral; graduando em engenharia civil), Larissa Sasaki (Vice Diretora-geral; graduanda em Engenharia de Produção), Soraya Fernandes (Secretária de Finanças; graduanda em Engenharia de Produção). Thomás Foga (Secretário de Projetos; graduando em Engenharia Civil) e Tatiana Miyazaka, (Secretária de Comunicação; graduanda em Engenharia Civil) e o professor coordenador Luiz Gonzaga Mariano do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão. Unidos por um mesmo ideal, o grupo foi responsável pela oficialização e registro do núcleo em meios legais e realizou diversos projetos pela cidade e região, tendo como destaques os projetos “Quintal Verde” e “Engenheiros do Futuro” que foram adaptados e reproduzidos por núcleos espalhados por todo o país.

Atualmente o ESF – Núcleo Itajubá possui 27 membros de diferentes áreas da engenharia, como mecânica, civil, ambiental, elétrica e produção, sendo todos alunos da UNIFEI. Neste ano o núcleo está executando o projeto “Ecorevest” em uma creche municipal de Itajubá e desenvolvendo projetos sobre os temas:

  • Revitalização e preservação de APP’s, com foco em nascentes.
  • Coleta seletiva e compostagem.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *